Apoio Espiritual

Confissão e direção espiritual. Qual a diferença?

Uma reportagem especial para você, cristão, saber mais sobre este tema importante da Igreja. Confira!

Você costuma se confessar sempre?  O Sacramento da Confissão, também conhecido como Sacramento da Reconciliação ou do Perdão, é um dos mais importantes da Igreja Católica e oferece o perdão àqueles que buscam purificar corpo, alma e livrar sua consciência de pecados. O ato de confessar sempre é realizado com um sacerdote. “O cristão deve procurar sempre se confessar uma vez que sua consciência acuse pecado. Ele deve estar em constante exame de consciência para que possa conhecer os seus erros, limites e assim procurar reconciliar-se com Deus”, afirma Pe. Nildo Barbosa, Missionário Redentorista.

Geralmente, na Quaresma e na Semana Santa os fiéis católicos buscam a confissão, como uma forma de penitência. Inclusive, o Sacramento é aconselhado pelo Papa Francisco: “Deixemo-nos transformar pela misericórdia do Pai, recebendo nesta Quaresma seu perdão no Sacramento da Confissão. Assim, seremos servidores da esperança que é Jesus Cristo, morto e ressuscitado por nós, homens. Que o Espírito Santo os encha com sua força e sua alegria”.

Quem sempre tem o hábito de se confessar é a devota Renata Barreto. Para ela, o Sacramento é o exercício de se voltar a Deus. “Como seres humanos, estamos sujeitos a cair e o ato de levantar só depende de nós. A Igreja não nos obriga a confessar, ela nos orienta, nos recomenda, porque, como mãe, ela quer o melhor para os filhos. Então, se você não confessa há um ano, uma semana ou um mês, mas que você se dê a graça de viver essa experiência de cura, de reencontro e de contato novamente com Deus em uma experiência de fé”, pontua Renata.

Direção Espiritual

Ela não é um sacramento, mas ajuda que o cristão encontre apoio em algum momento de dificuldade que esteja passando em sua vida. Podendo ser realizada com um religioso, religiosa ou seminarista, a direção ajuda muita gente.  De acordo com o catequista Robson Calvo, que é diretor espiritual e também faz direção espiritual com um padre, a direção auxilia o dirigido a identificar a voz de Deus na sua vida. “Ajuda a reconhecer os sinais do Espírito Santo, a evitar certas ocasiões, que para ele pode ser sinal de queda. Ajuda também a evitar certas práticas, atitudes, que poderiam afastar o dirigido de Deus”, explica. Ainda de acordo com o catequista, existe uma confidencialidade entre os dois. “É muito importante para a pessoa que quer ter um diretor  espiritual, pedir ao Espírito Santo que o leve, que mostre qual pessoa é a melhor para ele, e que peça para iluminar e inspirar seu diretor”, afirma.

Robson ressalta também, que é importante que o dirigido seja obediente ao seu diretor, pois o mesmo está sob a inspiração de Deus. “Está sendo canal da graça sob a vida daquela pessoa. Às vezes, na nossa vida queremos fazer tudo sozinho, confiando em nós mesmos, acreditando saber o que é melhor pra nós e acabamos nos machucando. Outras tantas vezes, não conseguimos ouvir a voz de Deus, discernir o que Deus quer de nós, ou se aquilo que está no nosso coração vem verdadeiramente de Deus,  e a Direção Espiritual vem justamente para isso. Por isso, a importância de se ter um bom diretor espiritual”, ressalta.

O catequista conta que tem acompanhado muitos jovens no direcionamento. “Estão totalmente perdidos na fé, sem conhecimento, sem saber o que fazer com aquilo que Deus está os capacitando, com medo do chamado, e tenho visto o quão importante, e eu diria até vital, é ter alguém que passou por aquelas mesmas experiências, que já está mais madura na fé, que tem intimidade com Deus, para mostrar o caminho e nos ajudar a nos mantermos firme na caminhada, sendo cada dia mais aquilo que Deus quer que sejamos”, conclui Robson Calvo.

 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Faça parte desta família

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno